terça-feira, agosto 19, 2014

Uma breve história das câmeras de celulares

PlanetaCelular tecnologia e mobilidade

Uma breve história das câmeras de celulares

Os celulares evoluíram tão rapidamente que se tornaram o dispositivo central em nossas vidas. Esses gadgets estão realizando tantas funções, que estamos deixando muitos outros dispositivos de lado. Aliás, os celulares hoje tiram fotos tão boas, que quase não utilizamos mais nossas câmeras digitais compactas. Mas nem sempre foi assim...

Que tal dar uma olhada na evolução da fotografia de celulares? Nossos amigos do Magazine Luiza fizeram um breve histórico pra você saber tudo sobre este tema. Confira!

Sharp J-Phone

Tudo começou no ano 2000, quando a Sharp resolveu apostar nessa nova função para celulares, lançando o J-Phone, que possuía câmera de 0,11 megapixel. Detalhe: a fotografia digital ainda nem tinha se tornado popular. Nesta mesma época, a Samsung lançou o SCH-V200, que contava com uma câmera de 0,35 megapixel e tirava até 20 fotos. Apesar disso, não era possível compartilhar as fotos digitalmente, pois a função de telefone e câmera eram completamente separadas. Logo, a tendência de câmeras em celulares se tornou popular no Japão.

Sanyo SCP-5300

Em 2002, a moda japonesa chegou aos EUA com o lançamento do Sanyo SCP-5300. Moderno, já era capaz de tirar fotos com flash, efeitos e zoom digital. Neste mesmo ano, a Nokia trouxe ao mercado o Nokia 3650. A finlandesa seria uma das grandes responsáveis pela popularização do celular nos próximos dois anos.


Nokia N90

Em 2005, já consagrada, a Nokia lança a família de celulares inteligentes N-Series, que se tornou referência e item de desejo mundialmente. O N90, por exemplo, possuía câmera de 2 megapixels, lentes Carl Zeiss, foco automático, flash LED e se parecia com uma filmadora digital.

Sony Ericsson K800i

Um ano após o lançamento do N-Series, em 2006, a Sony Ericsson decide competir com a Nokia pelo lucrativo mercado de celulares premium com o lançamento do K800i. Moderno e com forte apelo à fotografia, o gadget utilizava uma câmera de 3,2 megapixels, estabilização de imagem e flash de xenon.
Nokia N95

Mas foi em 2007 que tivemos lançamentos realmente marcantes para a indústria de telefonia móvel. A Nokia introduziu ao mercado o N95, sucesso absoluto de vendas e último grande smartphone da era pré-iPhone. Ele possuía câmera de 5 megapixels, lentes Carl Zeiss e gravava com 30 quadros por segundo.

Por outro lado, apenas meses após a Nokia, a Apple lançou seu primeiro iPhone. Apesar da utilização da tela touchscreen e sistema operacional inovador, ele tinha uma câmera simples, de apenas 2 megapixels, sem foco automático e flash e que não gravava vídeos. O ano de 2007 marcou o início de uma nova corrida entre os fabricantes, focada em telas sensíveis ao toque, aplicativos e câmeras como diferenciais competitivos.

LG Optimus 3D

Em 2011, a LG e a HTC lançaram smartphones com câmeras 3D. Apesar dessa tecnologia ter sido introduzida pelo Samsung SCH-B710 em 2007, neste segundo momento, grandes fabricantes tentavam popularizar a captura 3D, já que TVs 3D estavam sendo introduzidas ao mercado. Este movimeunto não foi bem aceito pelos consmidores, tornando o HTC Evo 3D e o LG Optimus 3D fracassos de vendas.

Até hoje, a câmera é uma das principais funções de smartphones e fabricantes apostam em inovações para tentar se diferenciar. É possível encontrar opções à prova d’água, com estabilização ótica, gravação de vídeos em 4K, câmera lenta, flash de xenon e até zoom ótico.

Veja aqui os smartphones com as melhores câmeras hoje:

HTC One M8

Esta é uma opção que, infelizmente, não está disponível para consumidores brasileiros. O HTC One M8 une um belo design com sua inovadora câmera Ultrapixel, que pode captar até 300% mais luz que câmeras convencionais graças ao seu pixels maiores.

Oppo N1


Este aparelho é outro que não é vendido no Brasil, mas merece menção pois sua câmera é reversível, ou seja, tira a melhor selfie. Seu sensor capta imagens de até 13 megapixels.


Apple iPhone 5S

Objeto de desejo, o iPhone 5S oferece uma câmera competente de 8 megapixels capaz de capturar fotos com bela reprodução de cores. Conta ainda com flash dual-LED para melhor performance em baixa luminosidade.




Nokia Lumia 1020


O Lumia 1020 possui a melhor câmera de smartphones. Além de um incrível sensor de 41 megapixels com flash de xenon, ele conta ainda com um conjunto ótico da Carls Zeiss e possibilidade de configurações e foco manual.

Xperia Z2


A família Xperia Z da Sony foi feita para os mais aventureiros. Com design elegante e robusto, estes smartphones são capazes de tirar fotos até debaixo d’água. Outros diferenciais são seu sensor de 20,7 megapixels com tecnologia Cybershot e gravação de vídeos 4K.

LG G3

O smartphone da LG é o primeiro a trazer tecnologia de foco laser, que possibilita tirar fotos mais rapidamente. Além disso, seu aplicativo é fácil de usar e seu conjunto ótico possui estabilização de imagem e sensor de 13 megapixels. Grava vídeos em 4K.

Samsung Galaxy S5

A família Galaxy S tem uma história de sucesso e inovação. Seu mais novo membro, o Galaxy S5, traz câmera de 16 megapixels e aplicativo rico em funções. grava vídeos em 4K.

Samsung Galaxy K Zoom


Sucessor do Galaxy S4 Zoom, o Galaxy K Zoom é o único a oferecer zoom ótico. Ele possui um conjunto de lentes com zoom de até 10x. É o smartphone cuja experiência fotográfica se aproxima mais de câmeras compactas.




Planeta Celular telefonia celular, tecnologia e mobilidade.


Share/Bookmark

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons